sexta-feira, 20 de junho de 2014

Manipulação de Informação

O (des)compromisso ético declarado de certos órgãos da imprensa itarareense com sua função primordial: informar

por JANAÍNA MAYRA DE OLIVEIRA WEBER


Vejamos o significado de cada um dos seguintes termos: fraude, cumprir e descumprir

*FRAUDE:
1. Más artes que causam dolo (grifo meu).
2. Má-fé (grifo meu).
3. Candonga.
4. Contrabando.

*CUMPRIR:
1. Executar com exatidão. = DESEMPENHAR, REALIZAR ≠ DESCUMPRIR
2. Acatar, obedecer. ≠ DESRESPEITAR
3. Realizar o prometido (grifo meu).
4. Submeter-se, sujeitar-se.
5. Ser da sua competência. = CABER, COMPETIR, PERTENCER, TOCAR

verbo pronominal

6. Perfazer, completar-se.

*DESCUMPRIR: 
1. Deixar de cumprir (grifo meu) = INCUMPRIR ≠ CUMPRIR

Há pouco tempo esperávamos a conclusão das investigações realizadas pela Comissão Especial de Inquérito dos Vereadores sobre o lote de carnes estragadas no Departamento de Suprimento Escolar de Itararé-SP. A conclusão foi publicada em um conhecido jornal da cidade com a seguinte manchete:

CEI da Carne é concluída e indica fraude em contrato” (grifo meu)

Essa manchete induz ao leitor a acreditar que o contrato tenha sido ALTERADO ou ADULTERADO de alguma uma maneira, e também sugere que essa possível adulteração parta do poder público, dada a enxurrada de discursos “anti-corrupção do estado” que invade órgãos de imprensa, redes sociais e afins.



Ilusão de óptica

Assim as pessoas desavisadas, do discurso fácil dos chavões “mais saúde e educação” e etc. tem seu (pseudo?) senso crítico alimentado sem mesmo ler a matéria, muitas vezes se bastando da manchete para (satis)fazer suas opiniões.

Quando na verdade, essa noticia trata de descumprimento de contrato por parte da empresa, que não entregou o devido produto de acordo, nem mesmo com as condições combinadas, o que acaba pode ser esclarecido ao se ler a noticia inteira.

Mas o mundo contemporâneo é de fruição, rapidez e liquidez, como já diz o sociólogo Zigmut Bauman (2008). Estamos vivendo na era das manchetes levianas e textos de cinco linhas e com tanta exposição a informação, ganha a corrida aquele que chega ao cerne da intenção mensagem em menos linhas, utilizando de menos tempo, pois o mundo contemporâneo também vai desfavorecer a reflexão.

*REFLEXÃO:

1. Ato ou efeito de refletir.
2. Prudência.
3. Meditação.
4. Argumento, objeção.

Outra questão que fica no ar, cada comissão de inquérito tem 90 dias para concluir seus trabalhos, essa durou mais de seis meses e essa protelação também sugere que se já nos primeiro momentos de investigação tivesse sido constatada irregularidade ou fraude de fato por parte dessa administração os resultados teriam publicados com muito mais presteza e agilidade.

É interessante observar que, não há pouco tempo, se servia “doce de bar” na merenda escolar, de empresas que até hoje ninguém sabe se existe ou não e não lembro de nenhum questionamento de ninguém, nem professores, pais, merendeiras, CAE, CMDCA, FUNDEB muito menos vereadores ou manchetes de jornal.

Também quando FALTOU merenda, o que é o fim da picada e o maior dos absurdos, não saiu em primeira página, aliás, nem foi noticiado por nenhum veículo de informação dessa cidade que eu tenha visto.

Quando uma empresa descumpre contrato e entrega produtos vencidos e trocados para a Secretaria de Educação, primeiro provoca um asco pela falta de consciência de quem se presta a vender produtos de má qualidade sabendo que isso vai para crianças numa escola. Depois se analisa quais os dispositivos que se tem para evitar isso. 

Se alguém, de dentro do departamento de licitação falhou em averiguar toda documentação, que no caso há problemas com o CNPJ, de acordo, com o noticiado, seria capaz de arcar com as consequências caso o pior acontecesse? Estariam vocês dispostos a levar essa culpa pelo resto da vida? E isso seria por imprudência, imperícia, negligência, ou maldade? 

Apesar da manchete perniciosa a noticia evidencia que participação política atuando na fiscalização não só dos serviços públicos, mas de quem presta serviço no geral, dá resultado e evita tragédias e desperdício de dinheiro publico e quando não há a participação quem perde é a comunidade ou município. 

Há muitas empresas por aí especializadas em “ganhar” licitações, que trabalham com cargas roubadas e fornecedores sem registros em órgãos competentes pra baixar o preço do serviço, e assim, por mais que apresentem a documentação em ordem, podem trazer pelo menor preço uma série de outros problemas. Existem ainda, empresas que costumam prestar serviço pra prefeitura há anos e por isso conservam certos vícios e uma estrutura oligárquica, o que tem sido quebrado pouco a pouco através da oportunidade e também da participação popular.

Ocupando-se as instâncias deliberativas, consultivas e de fiscalização tende-se a acabar com empresas de fachada, além de fortalecer num processo (re)educativo, qualificar eticamente aquelas pequenas empresas que estiverem a fim mesmo de estabilizarem no ramo. Se as empresas passam a qualificar seus serviços a partir da demanda e a demanda na prefeitura, qualifica cada vez mais sua solicitação e a avaliação de satisfação dos conselhos, por exemplo, pode ser além da fiscalização um indicador de investimentos no que tem que melhorar.

Além disso, a participação popular evita a imprensa ludibriar cidadãos com fins eleitoreiros ou escusos, pois quem tem compromisso com a informação não deforma. 

Assim, quando se lê uma noticia em determinados jornais em Itararé, é necessário “ver além do que se vê” para ver a verdade... como olhar fixamente para o centro dessa bandeira do Brasil com as cores erradas, um pequeno ponto vermelho, por 20 segundos e depois olhar para uma superfície branca para ver o que realmente deve ser visto e entendido...



Referências

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

"cumprir", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/cumprir [consultado em 01-06-2014].

"descumprir", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/descumprir [consultado em 01-06-2014].

"fraude", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/fraude [consultado em 01-06-2014].

"reflexão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/reflex%C3%A3o [consultado em 01-06-2014].

Nenhum comentário:

Postar um comentário