domingo, 26 de outubro de 2014

Eles tentaram de tudo

por MURILO CLETO

Com 3,5 milhões de votos a mais que Aécio Neves, Dilma Rousseff foi reeleita no 2º turno. Eles bem que tentaram, mas vão precisar de mais


Eles tentaram de tudo. De tudo mesmo. Começaram a campanha com uma agenda liberal que prometia "medidas impopulares" pra conter a inflação e fazer o Brasil crescer. Não deu certo. Resolveram personificar o antipetismo e partir pra pancadaria. Quase deu.

Quase, porque o mesmo governador que se orgulha duma duvidosa aprovação de 92% não conseguiu emplacar o sucessor e chegou a perder pra candidata dos desinformados - outra tentativa sistemática da sua campanha. Sim, eles tentaram mostrar que quem vota no PT ou é cúmplice da "roubalheira" ou é ignorante. Eles tentaram alimentar o preconceito latente contra os nordestinos. Tentaram até esconder que o "candidato da mudança" construiu um aeroporto na fazenda do tio e pagou com o dinheiro do contribuinte mineiro propaganda institucional nas rádios da própria família em Minas Gerais. 

Eles tentaram fazer com que você acredite que é possível revolucionar a Educação neste país sem ao menos ter pago o piso salarial aos professores da rede que esteve sob o seu comando. E eles tentaram silenciar os jornalistas que não disseram o que se esperava deles. Tentaram até apagar os documentos que comprovam a falta de investimentos mínimos em Saúde, quando injeção pra cavalo servia pra maquiar os cálculos pro Tribunal de Contas.

Eles também tentaram dizer que o Bolsa Família estimula gente preguiçosa. Voltaram atrás pra agora dizer que foram eles que criaram e vão ampliar. Eles lutaram pra colocar debaixo do tapete a informação de que, pela primeira vez na história, o Brasil está fora do Mapa Mundial da Fome. Tentaram acabar com o ProUni anos atrás pra agora dizer que não é bem assim, que vão melhorar. Eles tentaram te fazer esquecer que o PT construiu 2 vezes e meia mais escolas técnicas do que em 100 anos no país. Mas, mais importante que isso, eles tentaram se apropriar deste ambiente aqui.

Sim, eles tentaram levar o Facebook pro debate eleitoral. Tentaram colar o anacrônico anticomunismo setentista ao nada comunista governo do PT. Tentaram juntar todo o ódio que há aqui de Cuba pra espalhar uma das mentiras mais bizarras de todas as campanhas - e olha que o páreo é duro.

Outra coisa que eles tentaram bastante foi falar sobre aparelhamento. Tentaram com vídeo falso em que funcionário dos Correios distribui panfletos do PT com o uniforme da estatal. Eles tentaram com o Alexandre Frota, com a ameaça de uma despedida do Lobão. Tentaram também com o Malafaia e a Isabella Trevisani. Eles tentaram até queimar o filme do Chico Buarque. 

Por inacreditável que pareça, eles tentaram falar sobre inflação. E também emplacar um ministro da Fazenda que foi chamado às pressas por Fernando Henrique pra salvar o país logo depois dos primeiros apelos ao FMI. Eles também tentaram esconder que a solução encontrada por ele, à época, foi elevar os juros pra 45% e arrochar salários de um país que desempregava 1 milhão de pessoas por ano. Esconderam que nem assim conseguiram. E olha que eles tentaram falar sobre desemprego!

Eles tentaram fazer um regaço com o pacto federativo. Aécio disse tanto ontem que o Planalto não pode transferir responsabilidades. Não pode mesmo, assim como não pode assumir as que não são suas. Ontem eles falaram sobre várias, mas pelo menos duas me chamaram mais atenção: segurança pública e distribuição de água. 

Sim, eles tentaram falar sobre segurança pública. Eles que, quando governaram Minas Gerais, assistiram ao aumento de 52% da criminalidade no estado. E, sim, gente, eles falaram sobre distribuição de água. Sim, eles tiveram coragem de culpar o governo federal pela falta d'água na sua torneira, que é abastecida pelo governo do estado. Eles mandaram até ofício pra ONU criticando seus relatórios sobre a inexistência de planejamento pra impedir o caos aqui. Antes das eleições, eles disseram até que não faltava água. Eles também disseram que problemas de saneamento básico são culpa do Planalto. 

Ontem, eles disseram que a história não se reescreve. Eles, que tentaram transformar Tancredo Neves num curioso libertador da ditadura militar e Fernando Henrique no dono no Plano Real. Eles também venderam a imagem dum "Aécio família", que pousa pras lentes com a esposa como se estivesse num ensaio da Caras.

Outra façanha que eles tentaram foi sugerir fraude no sistema mais seguro de eleições do mundo em ocasiões bem seletivas. Tentaram até armar um "protesto", em que todos votariam contra a corrupção com a camisa da seleção brasileira de futebol da CBF.

E não é que eles tentaram mostrar que os comícios deles são lotados usando foto de Réveillon? Ainda há os que tentam confundir os eleitores com sites que apresentam nome e imagem do PT, mas o número deles. Nada de surpreendente pra quem tem tentado anunciar que as eleições acontecem em outro dia que não amanhã.

Eles tentaram arrastar o debate político pra lama. E nesta, muitos caíram. Tentaram fazer com que os boatos sobre o uso de drogas e violência doméstica parecessem a única coisa que tínhamos a dizer a respeito deles.

Por fim, a já manjada cartada final. Eles tentaram emplacar uma capa de revista que desde 1968 espalha nada mais que o ódio pra uma classe média que transborda intolerância. Essa, nem o Tribunal Superior Eleitoral engoliu - já declarou a veiculação propaganda irregular pra eles. Eles, que escolheram a dedo o que e como vazavam depoimentos na Polícia Federal que hoje não é dirigida por nenhum filiado ao partido deles, como no governo deles aconteceu.

Eles tentaram. Mas vão precisar de mais. E, pelo menos desta vez, a única coisa que conseguiram foi reforçar a convicção de que o Brasil não pode parar de mudar pra melhor. Enquanto isso, a tentativa e o choro são livres. Que, pelo menos, se faça bom uso de ambos.

Abraços, 
Murilo

Um comentário:

  1. E ainda estão tentando impeachemant e alguns comentam na tentativa de mrte do youseff
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/10/26/golpe-ate-matar-o-youssef-eles-tentam/

    ResponderExcluir