quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pagando de otário

 Como Lobão se transformou em uma caricatura do derrotismo da direita golpista

por OSVALDO RODRIGUES JUNIOR


João Luiz Woerdenbag Filho, o Lobão. nasceu no Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1957. Cantor, compositor, escritor, multi-instrumentista, editor de revista, apresentador de televisão e vlogger brasileiro, obteve sucesso no cenário do rock nacional na década de 1980. Atualmente, Lobão não vive de canções como "Me chama" e "Vida bandida", mas dos holofotes proporcionados pela postura histérica frente ao Partido dos Trabalhadores – PT. Porém, nem sempre foi assim.

No dia 15 de novembro de 1989, Luis Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores – PT - e Fernando Collor de Mello do Partido da Reconstrução Nacional – PRN - disputavam o segundo turno das eleições presidenciais. Enquanto os brasileiros se dirigiam às urnas, Lobão fazia histórica participação no Programa do Faustão, na Rede Globo. Antes de iniciar a música apresentada, Lobão questionou a plateia sobre o voto fazendo um L em alusão a Lula com as mãos. Durante a apresentação, o músico entoou o coro "É Lula lá", colocando a Rede Globo em risco de ser tirada do ar pelo Tribunal Superior Eleitoral. No mesmo contexto, Lobão chegou a exibir uma camiseta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST. Em outro episódio, Lobão encontrou Lula e José Dirceu e demonstrou toda a sua admiração durante uma comemoração do dia 1º de maio na região do ABC paulista. 



O declínio da carreira artística e os problemas familiares transformaram Lobão em uma "metamorfose ambulante". Antes petista declarado, Lobão passou a adotar uma postura anti-petista. Porém, até aí é extremamente compreensível o músico ter mudado de opinião em relação ao partido e os seus membros. O problema está no discurso de defesa da Ditadura Militar e de impeachment enquanto a "Operação Lava-Jato" ainda está em curso. 

Em participação no Festival da Mantiqueira, ocorrido na cidade de São Francisco Xavier (SP) em 2011, o cantor afirmou a necessidade de repensar a Ditadura Militar. Atacando a Comissão Verdade o músico afirmou: "Aí tem que ter anistia pros caras de esquerda que sequestraram o embaixador, e pros caras que torturavam, arrancavam umas unhazinhas, não [risos]". Para encerrar com "chave de ouro" ainda afirmou que o que fizeram os militares foi defender a nossa soberania. 

Durante as eleições presidenciais em que apoiou o candidato Aécio Neves do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB -, Lobão prometeu ir embora do Brasil caso Dilma Rousseff fosse reeleita. Gerando mais holofotes e a criação de um evento no facebook, intitulado “Festa de Despedida do Lobão”, que contou com a adesão de 171 mil pessoas, o músico mais uma vez alcançou o objetivo de "chamar a atenção". Porém, como todo derrotista, após a confirmação da reeleição de Dilma, Lobão desistiu de ir embora e afirmou nas redes sociais: “Se é para o bem dos bons e desespero total do PT, diga ao povo que fico!”.


Depois deste episódio patético, digno de um adolescente que procura atenção, Lobão passou a encabeçar a campanha pelo impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff. Logo no dia 1º de novembro começaram as manifestações pela anulação do resultado e impeachment da presidente. Desde o início, lá estava Lobão, em cima do caminhão de som com o microfone na mão e a palavra, que tanto o seduz. Durante a semana, Lobão participou de um ato que contou com a presença de 26 pessoas no Congresso Nacional, contrárias ao projeto que altera o cálculo do superávit primário. Nesta ocasião, se encontrou com o "democrático" Deputado Federal Marcos Feliciano do Partido Social Cristão – PSC -, que o convidou para ingressar na política partidária e concorrer a um cargo eletivo.

No último sábado, 6 de dezembro, Lobão participou de nova manifestação pelo impeachment da presidente Dilma. Dessa vez, a manifestação foi apoiada por líderes da oposição, dentre eles Aécio Neves, que convocou a população para participar da manifestação. Apesar disso, Aécio não apareceu e frustrou os presentes dentre eles Lobão. Enquanto quatro mil pessoas protestavam em São Paulo, o senador descansava com a família em Santa Catarina, segundo a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo. Lobão irritado questionou "Cadê os parlamentares? Cadê o Aécio, cadê o Caiado? Estou pagando de otário!". 

Finalmente Lobão caiu em si. Transformado em uma caricatura do derrotismo de uma direita que se assemelha ao menino que joga bola nos campinhos do bairro e ao ver o seu time derrotado dispara "acabou o jogo, a bola é minha", Lobão se transformou em um otário manipulado por parlamentares que não aceitam o jogo da Democracia e continuam a querer mudar as suas regras de acordo com as suas vontades.


Abraços,
Osvaldo.

2 comentários:

  1. Cara, ótimas colocações!
    O blog está show e os assuntos aqui tratados são realmente de alta importância na formação de opiniões políticas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Légal fera mais eai?? como anda o roubo no Governo?? deve que ta tudo mil maravilhas né que blog retardado kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir